TV, ESCOLA E EDUCAÇÃO
Há muito tempo, o veículo chamado televisão já deixou de ser só informação e entretenimento. Agora, a TV também educa e, acima de tudo, transformou-se em uma instituição socializadora. No entanto, ainda hoje, a escola experimenta resistência e desconforto ao utilizá-la. A freqüência com que com que as crianças assistem à TV é bem positiva. Mas mesmo assim, tendo grande importância com socialização do público infantil a TV na escola ainda é um tabu. A TV é capaz de produzir uma verdadeira fascinação no público adulto e com as crianças isso não é diferente. Atualmente, milhões de telespectadores infantis passam, em média, quatro horas diárias diante da TV esse período, muitas vezes, passa a ser bem maior e chega a ultrapassar o tempo em que a criança fica na escola. Logo, esse aluno acaba produzindo uma aprendizagem através de múltiplas linguagens e uma interação com os programas televisivos a que assiste, sem que, muitas vezes, seja feita uma análise crítica de seus conteúdos. Percebe-se então a necessidade de investir no uso social do veículo televisivo e, conseqüentemente, propor ações que visem a uma melhoria na recepção das mensagens e através dessa percepção traçar objetivos com o propósito de desenvolver uma pedagogia escolar crítica, através da construção e aplicação de programas de formação continuada de professores, preparando-os para dividir espaços com outras fontes de saber, externas à instituição escolar.
quinta-feira, 16 de abril de 2009
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