quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Wikipédia

ATIVIDADE 04
A wikipedia vem sofrendo algumas mudanças quanto a questão de ser uma enciclopédia livre onde todos podem editar textos.
Devido a certas pessoas que estão usando o projeto para beneficio próprio, detrupando e manipulando, cometendo abusos que estão atrapalhando a beleza desse do projeto.
Por causa disso algumas regras foram impostas aos editores com para maior segurança da postagem:
  • Os usuarios devem ser cadastrados para fazer suas publicações;

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ATIVIDADE 02

WEB 2.0
As ferramntas da web 2.0 podem colaborar instruindo os usuários a buscar naqueles sites as informações que precisam para consultas rápidas.Tanto para os educandos como para os professoares, sabendo ser utilizados alguns dessas ferramnetas da WEB podem contribuir muito para um aprendizado cada vez mais atualizado.
Os Blogs são uma ferramenta de fácil atualização que permite disponibilizar conteúdos mais dinâmicos aos usuários.
Wikis são páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso.
Twitter é a ferramente mais conhecida e utilizada. Similar aos blogs pela fácil atualização, o Twitter possibilita, como diferencial, uma atualização em tempo real.
ORKUT site de relacionamneto, permite formar uma teia de amigos, busca a socialização entre as pessoas. Pode contribuir muito através de suas comunidades, despertanto o interresse dos alunos para criação de comunidades de assuntos polêmicos entre os jovens.

Fonte:http://ligiafreitas.wordpress.com/2009/04/16/ferramentas-de-web-20-para-bibliotecas/
ATIVIDADE 01

"IBGE contou 32,1 milhões de usuários da internet no país "
Vinte e um por cento(32,1 milhões) da população de 10 anos ou mais de idade acessaram pelo menos uma vez a Internet em algum local - domicílio, local de trabalho, estabelecimento de ensino, centro público de acesso gratuito ou pago, domicílio de outras pessoas ou qualquer outro local - por meio de microcomputador. As informações fazem parte do suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD de 2005 sobre acesso à Internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. O levantamento, realizado pelo IBGE, em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI. br, mostrou também que o rendimento, o nível de instrução e a idade apresentam reflexos evidentes no acesso à Internet. Dentre os 32,1 milhões de pessoas que acessaram a Internet, em 2005, a maior parte era de homens(16,2 milhões), tinha entre 30 a 39 anos (5,8 milhões), 13,9 milhões eram estudantes, 20 milhões integravam a população ocupada e 4,2 milhões era de trabalhadores de serviços administrativos.
Segundo a pesquisa, os internautas tinham em média 28 anos de idade, 10,7 anos de estudo e um rendimento médio mensal domiciliar per capita de R$1.000,00. Além disso, metade dos internautas utilizou a rede no domicílio em que morava e 39,7% em seu local de trabalho. A conexão discada à Internet mostrou-se mais difundida que a banda larga.

Conforme aponta os dados da pesquisa realizada pelo IBGE, a internet se tornou uma ferramenta do cotidiano de cada brasileiro principalmente das crianças.
Desde de muito cedo as crianças tem acesso a internet, inclusive nas escolas os livros didáticos do 5º ano vem abordando assuntos de comunicação mediada por computador, falando sobre e-mails, chats e blogs.
Isso prova que nós educadores precisamos estar devidamente capacitados para tirar proveito dessa ferramenta, da qual nos exige uma nova atitude no ambiente escolar.
Diante a tal tecnologia que vem crescendo a cada dia mais, não podemos ficar de braços cruzados, as crianças precisam ser estimuladas e querem cada vez mais novidades e somos nós os professores que temos o compromisso de oferecer sempre o melhor para nossos alunos.

Fonte:
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=846